Liquida Santa Maria começa na sexta com mais de 430 estabelecimentos participantes; confira

Quintana

Liquida Santa Maria começa na sexta com mais de 430 estabelecimentos participantes; confira

Eduardo Ramos

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O Liquida Santa Maria 2023, que começará na próxima sexta-feira, já possui, pelo menos, 430 empresas cadastradas na campanha, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A maioria dos participantes são lojas do comércio varejista, mas há também empresas do setor de serviços, como oficinas mecânicas.

Nas vitrines das lojas já é possível perceber o período de promoções. Em 2022, foram 255 empresas participantes. O que abre a perspectiva de que em 2023 este número possa dobrar, já que as adesões ainda estão em andamento. O presidente a CDL, Marcio Rabelo, atribui o crescimento da participação das empresas no Liquida Santa Maria, ao sucesso da campanha da entidade no Natal.

– Este ano conseguimos organizar e dar início às adesões com mais antecedência. Além disso, o momento econômico parece mais favorável do que o mesmo período do ano passado. Mas se eu tivesse que escolher apenas um fator, seria a grande campanha de Natal que realizamos. Ela, com certeza, motivou os lojistas a estarem conosco em mais essa ação em prol do comércio local – avalia o dirigente.

Para o empresário Gilmar Santos, 55 anos, que participa pela terceira vez do Liquida, a campanha vem em um momento do ano crucial para quem atua com serviços e varejos em Santa Maria.

– É um período em que as vendas esfriam bastante. Só retomamos o fluxo quando retornam as atividades na Universidade Federal de Santa Maria, as aulas em geral, geralmente no mês de março. Então, o Liquida ajuda a alavancar as vendas, a divulgar a empresa e até atrair novos clientes. Mas para isso é necessário oferecer um produto de qualidade e um preço que atraia o consumidor – afirma Santos.

A edição deste ano da campanha tem como alusão a maior festa popular do país, com o slogan “Um Carnaval de Ofertas”, para realizar um desfile de promoções e descontos em toda a cidade, até o dia 12 de fevereiro. As ofertas devem ocorrer no Centro e também em diversos bairros da cidade.

– O Liquida deste ano será muito forte também nos bairros. O centro sempre merece destaque, mas percebemos que o comércio de Santa Maria está crescendo muito nos bairros – completa Marcio Rabelo.

Participação

As adesões são gratuitas a qualquer lojista, seja associado ou não. Para aderir, basta entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99623-2077. As empresas participantes ganharão cartazes para sinalização da loja e também um kit de peças digitais para utilizarem em suas redes sociais.

Liquidações ajudam lojistas a vender mais em janeiro e fevereiro

Ao longo dos últimos anos, os meses de janeiro e fevereiro estão se caracterizando pela prática de liquidações do comércio na maior parte do Brasil. Esta estratégia permite aos lojistas liquidarem os estoques remanescentes do final do ano e, também, pode gerar vendas mais consistentes em um período que se caracteriza por menor consumo, especialmente nas cidades onde as férias acabam reduzindo o número de clientes nas lojas.

– Os preços mais atrativos são uma forma dos lojistas animarem os consumidores a comprar. Nos dois primeiros meses do ano existem uma concorrência muito forte das férias e de outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA e despesas escolares, o que compromete boa parte da renda das famílias – ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra, ainda, que estas ações promocionais ajudam o comerciante a girar seu estoque, além de reforçar o caixa do estabelecimento.

– Com a elevada taxa de juros do Brasil, existe menos dinheiro circulante no mercado. Desta forma, o lojista que ofertar descontos perceptíveis e personalizar o atendimento, tem maiores chances de incrementar suas vendas – alerta Koch.

Ao longo dos últimos anos, os meses de janeiro e fevereiro estão se caracterizando pela prática de liquidações do comércio na maior parte do Brasil. Esta estratégia permite aos lojistas liquidarem os estoques remanescentes do final do ano e, também, pode gerar vendas mais consistentes em um período que se caracteriza por menor consumo, especialmente nas cidades onde as férias acabam reduzindo o número de clientes nas lojas.

– Os preços mais atrativos são uma forma dos lojistas animarem os consumidores a comprar. Nos dois primeiros meses do ano existem uma concorrência muito forte das férias e de outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA e despesas escolares, o que compromete boa parte da renda das famílias – ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra, ainda, que estas ações promocionais ajudam o comerciante a girar seu estoque, além de reforçar o caixa do estabelecimento.

– Com a elevada taxa de juros do Brasil, existe menos dinheiro circulante no mercado. Desta forma, o lojista que ofertar descontos perceptíveis e personalizar o atendimento, tem maiores chances de incrementar suas vendas – alerta Koch.

As liquidações em janeiro e fevereiro, tradicionalmente o período de menor movimento nas lojas, tem possibilitado uma participação maior desses dois meses no volume comercializado pelo comércio gaúcho ao longo do ano. Até 2013, os dois meses representavam cerca de 14% do volume, índice que subiu para cerca de 18% em 2022.

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